A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelos menos 5 porções de frutas, legumes e verduras estejam presentes nas refeições.
Quanto mais colorido o prato, melhor!
Mas a dificuldade da maioria das pessoas é aplicar esse ensinamento na rotina diária. Isso porque na maioria das vezes as pessoas não equilibram as suas combinações.
A dica é ingerir alimentos de 5 cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco.
E quais são as propriedades de cada cor?
Vermelho: fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata (morango, goiaba, cereja, tomate, maçã, melancia, pimenta, rabanete, romã, pimentão vermelho).
Laranja: também são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico (laranja, melão, cenoura, manga, abacaxi, milho, pêssego, batata doce, carambola, caqui, damasco, gengibre, mamão, manga, maracujá, mexerica)

Roxo: contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas (alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, berinjela, beterraba, cebola roxa, framboesa, jaboticaba, repolho roxo e uva roxa).
Verde: ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes (abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, couve, couve, chuchu, ervilha, kiwi, limão, pepino, pimentão verde, repolho, salsa, uva verde e vagem).
Branco: vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação (aipim, aipo, alho, alho-poró, aspargo, banana, batata, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, nabo, pêra e pinha).
Marrom: são os ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Contém vitamina B e E, que protege contra o envelhecimento da pele e do coração, combatem a ansiedade e a depressão (castanhas, nozes, cereais integrais e derivados, aveia, canela, centeio, cevada, grão-de-bico, amêndoas, aveia integral, feijão, lentilha, pinhão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário