Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Comer Bem: conhecendo o sabor de verduras e legumes


Há um tempo, uma propaganda de TV ganhou popularidade ao retratar uma cena que toda mãe gostaria de ver: no supermercado, um menino esperneava e pedia desesperadamente para a mãe comprar brócolis e chicória. Mas nem só no mundo da publicidade é possível vencer a freqüente negativa das crianças frente aos legumes e verduras.
Seu filho pode não gostar de escarola, mas quantas vezes você já ofereceu a verdura a ele? E de quantas maneiras diferentes?

Não é raro a criança torcer o nariz para hortaliças. Mas vale insistir, já que esses alimentos são grandes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras.
A sugestão é ter bastante paciência e persistência. E uma pitada de criatividade na hora de apresentar os vegetais também é de grande valia.
Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades que sofram sobrepeso são baixas. Aí é que entra a responsabilidade dos adultos. Este controle é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil.
Em primeiro lugar, o papel dos pais é controlar o que entra em casa. Se pães integrais e produtos de hortifruti frescos estão sempre à mesa, as crianças terão menos chances de consumir balas e salgadinhos.
Além disso, existe o puro e simples - mas não menos eficaz - bom exemplo. Os pais são o grande exemplo dos filhos. Quando a criança senta-se à mesa e vê seus pais se alimentando de forma adequada, com frutas, verduras e legumes, isso a encoraja a consumir estes alimentos.

Pensando nesta resistência das crianças em comer verduras, coloquei em prática o “Projeto Comer Bem” na CEI Viver e Aprender com o nível 5.
Atividade 1: O primeiro passo foi uma aula sobre a Pirâmide Alimentar, onde as crianças aprenderam a importância de uma alimentação saudável através da definição de nutrientes, alimentação equilibrada e grupos de alimentos.

Atividade 2: Uma maneira divertida de mostrar a importância de uma boa alimentação foi a demonstração de vídeos com desenhos animados.






Atividade 3: Nada melhor para convencer as crianças a comer verduras é oferecer os alimentos! Aqui escolhemos alguns tipos e servimos de maneiras diferentes para que eles experimentassem.
Atividade 4: Vamos colorir! As crianças receberam figuras de alimentos e da pirâmide alimentar, onde identificaram os alimentos dos diversos grupos e em seguida puderam colorir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário