Acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, trocar de roupa e...
tomar o café da manhã.

É assim que muitas pessoas começam o dia, antes de ir trabalhar. Mas muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã porque sentem enjôos, preferem dormir mais dez minutinhos, ou ainda, alegam que não sentem fome ou é muito cedo. E esta é a pior escolha para quem quer emagrecer e manter saudável.
O café da manhã é nossa primeira refeição e tem grande importância para o corpo. É importante se alimentar bem durante todo o dia, mas o café da manhã é o segredo de um bom começo!
Você já se perguntou por que essa refeição é tão importante?
Antes de tomar o café da manhã, a última vez que você comeu foi, provavelmente, no jantar, há cerca de 8 horas, e o corpo e o cérebro precisam ser reabastecidos para mais um dia.
Além de dar um chega pra lá naquela sensação de sono nas primeiras horas do dia, previne a obesidade e até o diabetes. Ter este hábito eleva a taxa metabólica, tirando o organismo do modo "lento" em que ele estava durante o sono, assim queimamos mais rápido as calorias.
Pular esta refeição pode influenciar negativamente no metabolismo, aumentando a chance de escolhermos alimentos pesados e que saciem o apetite rapidamente e nem sempre são nutritivos, além de aumentar a chance de beliscos durante o dia. Ao não receber alimentos durante o desjejum, o organismo vai economizar energia, acumulando gordura.
O café da manhã é fundamental para abastecer o corpo com importantes nutrientes e energia. Por isso, atenção: nunca pule esta refeição! Pesquisas apontam que os nutrientes essenciais para o corpo que não são consumidos no café da manhã dificilmente são compensados nas outras refeições ao longo do dia.
Café da manhã em família!
O hábito de realizar esta refeição diariamente é uma ótima oportunidade para a família se reunir, e os pais, darem o exemplo para seus filhos. Ele pode ajudar as crianças a ficarem mais atentas na escola, além de ajudar a ter um estilo de vida mais saudável hoje e no futuro.
Estudos demonstraram que crianças que consomem café da manhã regularmente tiveram bom desempenho em testes de matemática, menor hiperatividade, menor número de faltas por motivos diversos e melhor comportamento psicossocial, quando comparadas com crianças que raramente tomam café da manhã.
Mas... o que comer logo cedo?

De acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira, um café da manhã balanceado, que contribua para uma alimentação equilibrada, deve incluir alimentos que oferecem energia e todos os nutrientes em quantidades e proporções equilibradas. O segredo é a variedade de alimentos, pois não existe nenhum capaz de fornecer todos os nutrientes que necessitamos.
Temos que ter cuidado, sabe-se que a maioria dos brasileiros faz sua primeira refeição na rua e as escolhas para uma refeição rápida normalmente são ricas em açúcares e gorduras, como por exemplo, um copo de refrigerante e um salgado. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que os brasileiros estão comendo mais açúcar do que deveriam, sendo que o refrigerante é o principal responsável pelo consumo excessivo de açúcares. Por outro lado há exageros nas quantidades usadas para adoçar café, chá e sucos, o que coloca a população em risco de desenvolver doenças como diabetes, obesidade e até problemas ósseos.
Atenção! Um bom café da manhã balanceado deve conter carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e pequena quantidade de gordura, como por exemplo:
- 1 porção do grupo dos cereais: pães, biscoitos, cereais matinais, etc:
Contém carboidratos e devem ser o principal item do cardápio matutino, eles darão energia para realizarmos as atividades.
Dê preferência aos integrais, que fornecem vitamina do complexo B e fibras;
Prefira os cereais sem açúcar, assim você coloca a quantidade que quiser, sempre com moderação;
Basta duas fatias de pão integral ou xícara de cereal para afastar o desânimo.
- 1 porção do grupo dos laticínios: leites, iogurtes, queijos:
Boas fontes de proteínas e cálcio;
Optar pelas versões desnatadas do leite e de seus derivados ajuda a diminuir a quantidade de gordura saturada e de colesterol da alimentação.
- 1 porção do grupo das frutas: ameixa, mamão, maçã, banana, laranja, melão, etc:
Fontes de vitaminas e minerais.
Ricas em fibras que ajudam o funcionamento do intestino e dão saciedade e, por isso, afastam o risco de exageros durante o dia.
Lembre-se que elas já possuem açúcar naturalmente, a frutose, por isso evite adicionar açúcar.
Gorduras: Não precisa temê-las, elas ajudam a formar a estrutura das células e produção de hormônios, mas é necessário lembrar que a gordura deve ser consumida sem exageros.
Veja alguns exemplos:
- aveia + iogurte desnatado + fruta
- pão com queijo + suco de fruta
- cereal matinal com leite + fruta
- biscoito + leite com frutas
- pão integral com margarina + leite com café + fruta
- torrada com queijo minas + suco de fruta
- bolo simples + leite com café + fruta
- Evite excessos antes de ir para a cama: Durante o sono a digestão fica muito lenta. Se você dormir com o estômago cheio, vai acordar com a mesma sensação e, portanto, sem fome.
- Para driblar a falta de apetite da manhã, comece com pequenas porções e vá aumentando aos poucos, até se acostumas com um volume maior. No início um copo de leite, um suco de frutas ou uma fruta já são suficientes, sempre variando para não enjoar.
- Se você faz parte do grupo de apressados que nunca têm tempo para comer, consuma alimentos práticos, como iogurtes, sucos, torradas (de preferência integrais).
- Outro jeito de economizar minutos preciosos é deixar a mesa pronta na noite anterior, e pela manhã, só incluir os alimentos que ficam na geladeira.
Olá Chris, obrigada pelo comentário no meu blog. Eu ainda não tinha visto que o Ministério da Educação não tinha homologado o parecer. Que bom que tivemos voz né?
ResponderExcluirAdorei seu blog, estou seguindo. Beijos