Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO DE 2011


PREÇO DOS ALIMENTOS - DA CRISE À ESTABILIDADE

Variações drásticas nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços,  representam uma séria ameaça para a segurança alimentar dos países em desenvolvimento. A populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema.
Preço dos alimentos: da crise à estabilidade é o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação este ano para esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.
No Dia Mundial da Alimentação, analisemos seriamente as causas da variação nos preços dos alimentos para que possamos tomar medidas necessárias para reduzir suas consequências entre os membros mais fracos da sociedade mundial.


1) Quando foi criado e qual é objetivo do dia mundial da alimentação?
Em 16 de outubro de 1945, em Québec (Canadá), foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. Para comemorar o surgimento da Organização, desde 1981 celebra-se nessa data o Dia Mundial da Alimentação. Reconhecido por mais de 150 países, o 16 de outubro é considerado importante para alertar e conscientizar a opinião pública quanto às questões globais relacionadas à nutrição e à alimentação, com destaque para a luta contra a fome, que atinge diversas populações.

2) Como podemos garantir uma alimentação saudável?
Vida saudável pressupõe boa alimentação, e nela incluem-se os chamados alimentos funcionais, que podem prevenir alguns tipos de doenças, tais como problemas cardíacos, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, no desenvolvimento e nas demais funções do organismo humano. De acordo com a Anvisa, o alimento ou ingrediente com propriedades funcionais, além de atuar em funções básicas, desencadeia efeitos benéficos à saúde. Seu consumo deve ser seguro para dispensar a supervisão médica.

3) Que nutrientes são indispensáveis para a prevenção de doenças?
Para a boa formação dos ossos, é importante a ingestão de vitamina D, encontrada no leite, na margarina e em alimentos fortificados; além de vitamina K, encontrada em espinafre, brócolis e legumes. Uma dieta rica em cálcio, vitamina D e genisteína auxiliam na prevenção da osteoporose.
Já o licopeno, encontrado em alta concentração no tomate, em seus subprodutos (molhos e ketchup) e também em suplementos nutricionais, é um potente antioxidante, capaz de combater os radicais livres e evitar a oxidação do colesterol ruim. Ele inibe o surgimento de placas de gordura nas artérias, prevenindo o risco de acidentes cardiovasculares. O licopeno também auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Os ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 pertencem a uma classe de gorduras importantes para preservar a saúde do coração, pois previnem a formação de coágulos nas artérias coronárias, veias que levam o sangue ao coração. O Ômega-3 é representado principalmente pelos ácidos EPA e DHA, cuja fonte natural são peixes, como salmão, atum e arenque. Para quem não consome peixe com freqüência, há a opção dos alimentos fortificados, que possuem quantidades extras de Ômega-3, entre eles alguns leites, iogurtes e pães.
Uma dieta rica em nutrientes antioxidantes, como as vitaminas C e E, além dos carotenóides beta-caroteno (pró-vitamina A), luteína e zeaxantina, pode auxiliar no combate às doenças oculares, como a catarata, a cegueira noturna e a degeneração macular relacionada à idade. Entre os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para a saúde dos olhos estão: frutas cítricas, brócolis, espinafre, gema de ovo, cenoura, mamão e melão

4) O que mais devemos considerar para garantir um estilo de vida saudável?
Um estilo de vida saudável também exige a prática de exercícios físicos regulares e a administração do stress. Outros cuidados importantes são não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

Fontes:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia Mundial de Combate à Obesidade

Outubro foi escolhido mês de luta contra a obesidade. O dia 11 é o Dia Internacional de Combate à Obesidade e objetiva estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção era de que em 2005 o mundo teria 1,6 bilhões de pessoas acima de 15 anos de idade com excesso de peso (IMC ≥ 25 kg/m2) e 400 milhões de obesos (IMC ≥ 30 kg/m2). A projeção para 2015 é ainda mais pessimista: 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. Indicando um aumento de 75% nos casos de obesidade em 10 anos.
O Brasil ocupa no ranking da OMS a 77ª posição, bem atrás dos campeões insulares da Micronésia no Pacífico Sul: Nauru, Ilhas Cook, Estados Federados da Micronésia e Tonga. Os Estados Unidos, apesar da notoriedade, ocupam a quinta posição e a Argentina é o país mais obeso na América do Sul, ficando em oitavo.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-09) realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, apresentou um aumento importante no número de crianças acima do peso no país, principalmente na faixa etária entre 5 e 9 anos de idade.
O número de meninos acima do peso mais que dobrou entre 1989 e 2009, já o número de obesos teve um aumento de mais de 300% nesse mesmo grupo etário. Entre as meninas esta variação foi ainda maior.

Para prevenir a obesidade é preciso mudar o cardápio do dia a dia, introduzindo alimentos leves e livres de gordura, evitar o sedentarismo e praticar mais atividades físicas. 
É muito importante que as pessoas mudem seus hábitos alimentares para hábitos mais saudáveis, ao invés de consumir muita gordura e alimentos muito calóricos é preciso consumir alimentos mais leves e saudáveis, além de rever a alimentação para evitar a obesidade é muito importante também não entrar para o clube do sedentarismo.
Evitar o sedentarismo praticando mais atividades físicas ou esportivas e gastando mais calorias reduz bastante as chances de obesidade. A boa alimentação aliada com o bom gasto de calorias é um ótimo meio de prevenir o problema.

Fontes:
Fotos:





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Toddynho saiu de fábrica com detergente


Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado.


"A máquina produziu um pequeno lote que não tinha Toddynho. Era uma solução que nós usamos para lavar a máquina: água e uma concentração de detergentes de 2%", diz Vladmir Maganhoto, diretor da unidade de negócios Toddynho da PepsiCo.

"Pode conter soda cáustica", completou ele. Até agora, mais de 20 pessoas ingeriram o líquido em caixinhas de Toddynho em 11 cidades do Rio Grande Sul.

Maganhoto só deu entrevista após saber que a Folha ouviu de um funcionário da fábrica que um dispositivo defeituoso provocou o erro. Antes disso, a PepsiCo só emitia notas para a imprensa.

Sobre o problema, o diretor informou apenas que "houve uma falha no processo produtivo como um todo" e que a empresa está levantando evidências para que o problema não se repita.

Na linha de montagem da fábrica -- que funciona 24 horas e produz 1,1 milhão de unidades de Toddynho por dia--, o achocolatado já pronto é levado dos tanques, por tubulações, até nove máquinas que envasam o produto.

Um dispositivo detecta quando o tanque está vazio e interrompe o processo. Isso permite a lavagem automática do tanque sem que os produtos de limpeza sejam envasados. O funcionário ouvido pela Folha disse que a falha ocorreu nesta etapa.

Maganhoto confirma que houve um problema no dia 23 de agosto, mas não precisou o tipo de anormalidade.

QUATRO MINUTOS

Segundo ele, o problema só foi percebido depois de quatro minutos do início da lavagem do tanque, quando funcionários viram as embalagens saindo quentes da esteira e interromperam o funcionamento da máquina.

O diretor diz que funcionários descartaram "uma grande parte" do que tinha sido envasado, porém 80 caixinhas de Toddynho podem ter saído da fábrica com o líquido da limpeza. A empresa tenta retirá-los do mercado.

Maganhoto diz que agora a prioridade é ajudar as vigilâncias sanitárias e as vítimas, mas que é prematuro discutir sobre indenizações.

As vigilâncias sanitárias estadual e municipal de São Paulo estiveram na fábrica quatro vezes desde sexta. Os órgãos vão elaborar um relatório, ainda sem data para ficar pronto.

Fonte: CRISTINA MORENO DE CASTRO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Dia Mundial do Coração será em 29/09/2011

clique na imagem para aumentar

Estamos na SEMANA DO CORAÇÃO!
Esta Semana do Coração serve para se pensar na saúde pública, pois a partir dos dados que são coletados todos os anos através da campanha é possível acompanhar a evolução dos marcadores de mortalidade cardiovascular, dessa maneira, além de auxiliar na educação da população e monitorar a saúde.
Cuide de seu coração, cuidando do que você come
Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, consumir bebidas com moderação e não fumar. Estas são orientações de prevenção das doenças cardíacas. Conselhos que se costumava ouvir com freqüência, mas que só tem efeito a partir da conscientização das pessoas. E esse é o objetivo da Semana do Coração, conscientizar a população do risco de problemas desta natureza.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Chá verde como aliado contra obesidade


Um estudo científico comprovou o conhecimento popular: o chá verde é bom aliado na luta contra a obesidade. 

Gabrielle Aparecida Cardoso, aluna do programa de pós-graduação de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), realizou o estudo com apoio da bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa, orientada pela professora Jocelem Mastrodi Salgado, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, pré e pós consumo de chá verde aliado ou não à prática de exercício físico e avaliou a aceitabilidade da bebida, bem como possíveis reações adversas causadas pelo seu consumo. As informações são da assessoria de imprensa da Esalq.

Segundo a pesquisa, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Dentre eles, a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito antihipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras.

A pesquisa ainda reforça que a ingestão do extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico.

O estudo - Avaliou-se os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) e a composição corporal em mulheres com índice de massa corporal entre 25 a 35 kg/m. As voluntárias foram divididas em quatro grupos e durante dois meses seguiram o protocolo de pesquisa. As voluntárias do grupo 1 tomaram chá verde, enquanto as do grupo 2 tomaram placebo. As do grupo 3 tomaram chá verde e exercitaram-se enquanto que as do grupo 4, tomaram placebo e exercitaram-se.

Resultados - Os resultados mostraram que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso relevante para o período de estudo (- 5,7 kg em média) com manutenção da massa magra. O grupo 2, utilizando placebo, não perdeu peso, ganhou massa gorda e perdeu massa magra. Quanto ao grupo 3 (chá verde + exercício físico de resistência) teve sua composição corporal modificada apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos apresentados pelo grupo 4 (placebo + exercícios físicos de resistência).

De acordo com a pesquisadora Gabrielle, o consumo de chá verde pode ser um aliado alimentar para a perda de peso e diminuição da gordura corporal. "Seu consumo aliado à prática de exercício físico auxilia na redução do triglicérides, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução da massa gorda", explica. Além de proporcionar uma mudança na composição corporal, o consumo do produto, aliado à prática de exercícios físicos, auxilia na utilização da gordura corporal como fonte de energia e no aumento da massa magra. "O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido anterior à prática dos exercícios propostos", conclui a autora do trabalho, de acordo com texto de divulgação.
 
Epidemia - A obesidade é um dos problemas mais graves do mundo industrializado. Considerada uma epidemia mundial, a doença crônica favorece o aumento de complicações associadas ao excesso de peso corporal e o aparecimento de doenças como diabetes, câncer, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, cardiopatias, acidente vascular cerebral e depressão. Caracterizada pelo excesso de tecido adiposo no organismo, é influenciada pela ingestão inadequada de alimentos, fatores genéticos, ambientais, emocionais e psicossociais.

As taxas de sobrepeso dos brasileiros aumentaram significativamente nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, analisando um grupo de 54 mil pessoas adultas, revelou-se que 51% dos homens e 42,6% das mulheres estavam acima do peso adequado. Entre as crianças, os índices são mais assustadores, cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas com idades entre 5 e 9 anos são hoje obesas no país, quatro vezes mais do que há 20 anos.

fonte: ASBRAN - http://www.asbran.org.br/sitenovo/noticias.php?dsid=743

terça-feira, 30 de agosto de 2011

31 de agosto: Dia do Nutricionista


"Ser nutricionista é: vitaminar planos, dar energia a sonhos, alimentar idéias."
Carin Weirich
Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados.

Nutricionistas podem fazer muito mais por você do que ajudá-lo a perder peso!

O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

O nutricionista pode atuar em diversas áreas:
·    Administrativo: empresa, indústria, hospital, hotel ou escola - gerencia a produção de alimentos.
·    Catering: elabora cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
·    Clínica: avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade.
·    Marketing: desenvolve receitas e novos produtos alimentícios, promove degustações e organiza cozinhas experimentais.
·    saúde pública: atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
·    Esportiva: em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

10 motivos para procurar um nutricionista

1.      O Nutricionista é o único profissional que pode prescrever dietas;
2.      Comendo bem você melhora seu desempenho nos estudos e trabalho;
3.      Com a dieta equilibrada é mais fácil manter o peso adequado;
4.      Determinados alimentos promovem melhora no desempenho de praticantes de atividade física;
5.      Uma alimentação balanceada deixa a pessoa mais bonita: melhora pele, cabelos e humor;
6.      É sempre bom ter sugestão de receitas e cardápios saudáveis e saborosos;
7.      Com uma alimentação correta é possível prevenir e controlar doenças como hipertensão e diabetes;
8.      O nutricionista orienta na compra de alimentos que beneficiem toda a família;
9.      Ensina como controlar a qualidade/higiene dos alimentos;
10.   Comendo bem você ganha qualidade de vida e bem-estar.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Comer Bem: conhecendo o sabor de verduras e legumes


Há um tempo, uma propaganda de TV ganhou popularidade ao retratar uma cena que toda mãe gostaria de ver: no supermercado, um menino esperneava e pedia desesperadamente para a mãe comprar brócolis e chicória. Mas nem só no mundo da publicidade é possível vencer a freqüente negativa das crianças frente aos legumes e verduras.
Seu filho pode não gostar de escarola, mas quantas vezes você já ofereceu a verdura a ele? E de quantas maneiras diferentes?

Não é raro a criança torcer o nariz para hortaliças. Mas vale insistir, já que esses alimentos são grandes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras.
A sugestão é ter bastante paciência e persistência. E uma pitada de criatividade na hora de apresentar os vegetais também é de grande valia.
Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades que sofram sobrepeso são baixas. Aí é que entra a responsabilidade dos adultos. Este controle é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil.
Em primeiro lugar, o papel dos pais é controlar o que entra em casa. Se pães integrais e produtos de hortifruti frescos estão sempre à mesa, as crianças terão menos chances de consumir balas e salgadinhos.
Além disso, existe o puro e simples - mas não menos eficaz - bom exemplo. Os pais são o grande exemplo dos filhos. Quando a criança senta-se à mesa e vê seus pais se alimentando de forma adequada, com frutas, verduras e legumes, isso a encoraja a consumir estes alimentos.

Pensando nesta resistência das crianças em comer verduras, coloquei em prática o “Projeto Comer Bem” na CEI Viver e Aprender com o nível 5.
Atividade 1: O primeiro passo foi uma aula sobre a Pirâmide Alimentar, onde as crianças aprenderam a importância de uma alimentação saudável através da definição de nutrientes, alimentação equilibrada e grupos de alimentos.

Atividade 2: Uma maneira divertida de mostrar a importância de uma boa alimentação foi a demonstração de vídeos com desenhos animados.






Atividade 3: Nada melhor para convencer as crianças a comer verduras é oferecer os alimentos! Aqui escolhemos alguns tipos e servimos de maneiras diferentes para que eles experimentassem.
Atividade 4: Vamos colorir! As crianças receberam figuras de alimentos e da pirâmide alimentar, onde identificaram os alimentos dos diversos grupos e em seguida puderam colorir.




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Comece o Dia com Café Direito

Acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, trocar de roupa e... 
tomar o café da manhã.

É assim que muitas pessoas começam o dia, antes de ir trabalhar. Mas muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã porque sentem enjôos, preferem dormir mais dez minutinhos, ou ainda, alegam que não sentem fome ou é muito cedo. E esta é a pior escolha para quem quer emagrecer e manter saudável.
O café da manhã é nossa primeira refeição e tem grande importância para o corpo. É importante se alimentar bem durante todo o dia, mas o café da manhã é o segredo de um bom começo!

Você já se perguntou por que essa refeição é tão importante?
Antes de tomar o café da manhã, a última vez que você comeu foi, provavelmente, no jantar, há cerca de 8 horas, e o corpo e o cérebro precisam ser reabastecidos para mais um dia.
Além de dar um chega pra lá naquela sensação de sono nas primeiras horas do dia, previne a obesidade e até o diabetes. Ter este hábito eleva a taxa metabólica, tirando o organismo do modo "lento" em que ele estava durante o sono, assim queimamos mais rápido as calorias.
Pular esta refeição pode influenciar negativamente no metabolismo, aumentando a chance de escolhermos alimentos pesados e que saciem o apetite rapidamente e nem sempre são nutritivos, além de aumentar a chance de beliscos durante o dia. Ao não receber alimentos durante o desjejum, o organismo vai economizar energia, acumulando gordura.
O café da manhã é fundamental para abastecer o corpo com importantes nutrientes e energia. Por isso, atenção: nunca pule esta refeição! Pesquisas apontam que os nutrientes essenciais para o corpo que não são consumidos no café da manhã dificilmente são compensados nas outras refeições ao longo do dia. 

Café da manhã em família!                    
O hábito de realizar esta refeição diariamente é uma ótima oportunidade para a família se reunir, e os pais, darem o exemplo para seus filhos. Ele pode ajudar as crianças a ficarem mais atentas na escola, além de ajudar a ter um estilo de vida mais saudável hoje e no futuro.
Estudos demonstraram que crianças que consomem café da manhã regularmente tiveram bom desempenho em testes de matemática, menor hiperatividade, menor número de faltas por motivos diversos e melhor comportamento psicossocial, quando comparadas com crianças que raramente tomam café da manhã.

Mas... o que comer logo cedo?
Não existe uma composição, uma "fórmula" de café da manhã que sirva para todas as pessoas, isto pode variar de acordo com a região, com os hábitos da família e com a rotina de cada um. Por exemplo: quem se exercita logo pela manhã deve ter o cuidado de consumir alimentos que forneçam energia para a atividade física, sem causar desconforto durante o exercício.
De acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira, um café da manhã balanceado, que contribua para uma alimentação equilibrada, deve incluir alimentos que oferecem energia e todos os nutrientes em quantidades e proporções equilibradas. O segredo é a variedade de alimentos, pois não existe nenhum capaz de fornecer todos os nutrientes que necessitamos.
Temos que ter cuidado, sabe-se que a maioria dos brasileiros faz sua primeira refeição na rua e as escolhas para uma refeição rápida normalmente são ricas em açúcares e gorduras, como por exemplo, um copo de refrigerante e um salgado. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que os brasileiros estão comendo mais açúcar do que deveriam, sendo que o refrigerante é o principal responsável pelo consumo excessivo de açúcares. Por outro lado há exageros nas quantidades usadas para adoçar café, chá e sucos, o que coloca a população em risco de desenvolver doenças como diabetes, obesidade e até problemas ósseos.
Atenção! Um bom café da manhã balanceado deve conter carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e pequena quantidade de gordura, como por exemplo:
  • 1 porção do grupo dos cereais: pães, biscoitos, cereais matinais, etc:

Contém carboidratos e devem ser o principal item do cardápio matutino, eles darão energia para realizarmos as atividades.
Dê preferência aos integrais, que fornecem vitamina do complexo B e fibras;
Prefira os cereais sem açúcar, assim você coloca a quantidade que quiser, sempre com moderação;
Basta duas fatias de pão integral ou xícara de cereal para afastar o desânimo.
  • 1 porção do grupo dos laticínios: leites, iogurtes, queijos:

Boas fontes de proteínas e cálcio;
Optar pelas versões desnatadas do leite e de seus derivados ajuda a diminuir a quantidade de gordura saturada e de colesterol da alimentação.
  • 1 porção do grupo das frutas: ameixa, mamão, maçã, banana, laranja, melão, etc:

Fontes de vitaminas e minerais.
Ricas em fibras que ajudam o funcionamento do intestino e dão saciedade e, por isso, afastam o risco de exageros durante o dia.
Lembre-se que elas já possuem açúcar naturalmente, a frutose, por isso evite adicionar açúcar.

Gorduras: Não precisa temê-las, elas ajudam a formar a estrutura das células e produção de hormônios, mas é necessário lembrar que a gordura deve ser consumida sem exageros.

Veja alguns exemplos:
  • aveia + iogurte desnatado + fruta
  • pão com queijo + suco de fruta
  • cereal matinal com leite + fruta
  • biscoito + leite com frutas
  • pão integral com margarina + leite com café + fruta
  • torrada com queijo minas + suco de fruta
  • bolo simples + leite com café + fruta


 Adote esse bom hábito:
  1. Evite excessos antes de ir para a cama: Durante o sono a digestão fica muito lenta. Se você dormir com o estômago cheio, vai acordar com a mesma sensação e, portanto, sem fome.
  2. Para driblar a falta de apetite da manhã, comece com pequenas porções e vá aumentando aos poucos,  até se acostumas com um volume maior. No início um copo de leite, um suco de frutas ou uma fruta já são suficientes, sempre variando para não enjoar.
  3. Se você faz parte do grupo de apressados que nunca têm tempo para comer, consuma alimentos práticos, como iogurtes, sucos, torradas (de preferência integrais).
  4. Outro jeito de economizar minutos preciosos é deixar a mesa pronta na noite anterior, e pela manhã, só incluir os alimentos que ficam na geladeira.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Baixo teor de nutrientes na alimentação do brasileiro

Estudo mostra consumo excessivo de açúcar, sódio e gorduras saturadas em toda a população. 

O brasileiro combina uma dieta tradicional, baseada no arroz e feijão, com alimentos compostos por baixo teor de nutrientes e alto conteúdo calórico. Aliado ao crescente consumo de refrigerantes e refrescos, está a ingestão reduzida de frutas, verduras e legumes. Esse retrato, um alerta sobre o perfil da alimentação no país, consta na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, módulo "Consumo Alimentar Individual", financiado pelo Ministério da Saúde e conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro.

De acordo com as informações da POF, apesar de haver uma ingestão satisfatória de proteínas, a prevalência de consumo excessivo de açúcares foi observada em 61% da população, já a de gorduras saturadas, em 82% das pessoas. O consumo insuficiente de fibras foi observado em 68% dos brasileiros.

"Esse padrão alimentar da população brasileira é mais preocupante ainda entre os adolescentes, que apresentaram um perfil com baixo teor nutricional, o que pode trazer consequências no futuro como o aumento do excesso de peso, obesidade e doenças crônicas", alerta a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime. Por outro lado, o maior consumo de feijão, arroz e salada crua foi observado entre idosos (veja quadro ao lado).

Com amostragem de 13,5 mil domicílios, a POF foi realizada com base em análises de medidas no consumo alimentar individual de pessoas com 10 anos ou mais de idade. Essa é a primeira vez que a pesquisa colhe as informações de alimentação e quantidades consumidas em dois dias não consecutivos da vida do entrevistado. Nessa análise, foi considerado tanto a alimentação em casa quanto fora da residência.



O estudo avalia indicadores como o consumo de sal, açúcar e micronutrientes, a partir de alimentos considerados positivos e negativos da dieta.
Positivos: frutas, legumes, peixes, arroz, feijão, fibras e laticínios.
Negativos: biscoitos recheados, pizzas, salgadinhos industrializados, refrigerantes e refrescos adoçados.

"A população brasileira vem se alimentando de forma inadequada, com alto consumo de alimentos ricos em energia. Por outro lado, há consumo insuficiente de alimentos protetores, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais", analisa a Patrícia.

Por Alethea Muniz e Neyfla Garcia
Portal da Saúde - www.saude.gov.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cores de uma alimentação saudável!

A importância de uma alimentação saudável é o mantra repetido por profissionais de saúde para redução do risco de câncer e de doenças no coração. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelos menos 5 porções de  frutas, legumes e verduras estejam presentes nas refeições. 
Quanto mais colorido o prato, melhor! 
Mas a dificuldade da maioria das pessoas é aplicar esse ensinamento na rotina diária.  Isso porque na maioria das vezes as pessoas não equilibram as suas combinações.
A dica é ingerir alimentos de 5 cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco. 


E quais são as propriedades de cada cor?


Vermelho: fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata (morango, goiaba, cereja, tomate, maçã, melancia, pimenta, rabanete, romã, pimentão vermelho).


Laranja: também são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico (laranja, melão, cenoura, manga, abacaxi, milho, pêssego, batata doce, carambola, caqui, damasco, gengibre, mamão, manga, maracujá, mexerica)



Roxo: contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas (alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, berinjela, beterraba, cebola roxa, framboesa, jaboticaba, repolho roxo e uva roxa).


Verde: ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes (abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, couve, couve, chuchu, ervilha, kiwi, limão, pepino, pimentão verde, repolho, salsa, uva verde e vagem). 


Branco: vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação (aipim, aipo, alho, alho-poró, aspargo, banana, batata, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, nabo, pêra e pinha).


Marrom: são os ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Contém vitamina B e E, que protege contra o envelhecimento da pele e do coração, combatem a ansiedade e a depressão (castanhas, nozes, cereais integrais e derivados, aveia,  canela,  centeio, cevada, grão-de-bico, amêndoas, aveia integral, feijão, lentilha, pinhão).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cuide de sua saúde com os alimentos funcionais!


Você já ouviu falar sobre os alimentos funcionais? 
Com certeza já deve ter visto algo em revistas, programas de TV ou internet. Afinal, trata-se de um assunto bem recente, que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia.
Mas, afinal das contas, o que são os alimentos funcionais e como você pode incluí-los na sua alimentação diária? 

O que significa “Alimento Funcional”?
Alimento funcional é aquele que, além de fornecer nutrientes para o corpo, produz efeitos benéficos para a saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. Sua eficiência e segurança devem ser asseguradas por estudos científicos.
Quais são os benéficos dos alimentos funcionais?
1. Peixes de água fria (sardinha, cavalinha, arenque, salmão) e semente de linhaça: contêm ômega 3 - exerce controle sobre os processos inflamatórios e previnem doenças cardiovasculares.
2. Cereais integrais, frutas com casca e bagaço, verduras e legumes crus e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja): são fontes de fibra alimentar - protege contra o câncer de cólon e reto, reduz o colesterol e a glicemia e previne doenças cardiovasculares.
3. Soja: é rica em fitoestrogênios, isoflavonas e lignanas - atua na prevenção do câncer de mama e reduz os sintomas da menopausa.
4. Alho: contém alicina, aliina e sulfeto de dialina - é antimicrobiano (combate infecções), diminui o colesterol e é hipotensor (reduz a pressão arterial).
5. Leites fermentados e iogurtes: apresentam probióticos, isto é, microorganismos vivos que atuam no intestino -  promovem o equilíbrio da flora microbiana intestinal, aumentam a imunidade reduzindo o risco de infecções e reduzem a incidência, duração e gravidade de doenças gástricas e intestinais.
6. Tomate, goiaba vermelha, melancia e pimentão vermelho: contêm licopeno - protegem contra tumores de pulmão, próstata e estômago.
7. Vinho tinto e uva: são ricos em flavonóides - inibem a formação de ateromas (placas de gordura).

Qual a importância do consumo desses alimentos?

Atualmente, observa-se que as doenças crônicas que mais preocupam no mundo todo apresentam associação comprovada com a dieta: câncer, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, etc. O consumo regular de alimentos funcionais torna-se interessante neste contexto, pois ajuda a prevenir e a conter o avanço dessas doenças.
Como inseri-los na alimentação?
Os alimentos funcionais devem fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada, ou seja, devem compor uma alimentação saudável. Nossa dieta deve ser observada como um todo e não apenas incluindo este ou aquele alimento aleatoriamente. 
Simplificando: se um hipertenso estiver consumindo o alho para redução e controle da pressão arterial, somente terá resultados satisfatórios se a ingestão desse alimento estiver associada a uma dieta pobre em alimentos ricos em cafeína (café, chocolate, refrigerantes de cola e chá preto) e sódio (sal, salsicha, linguiça, salame, caldos e molhos concentrados, salgadinhos industrializados, carne seca, etc.)
Quais são essenciais na dieta?
Cada pessoa tem uma necessidade nutricional específica, baseada em variáveis individuais como peso, idade, altura, sexo, prática de atividade física e composição corporal. Dessa forma, somente um nutricionista pode determinar quais são os alimentos essenciais à dieta de cada pessoa.
É importante lembrar que os alimentos funcionais só irão atuar em seu potencial máximo se forem coadjuvantes de uma dieta equilibrada.
Como o mercado tem recebido os alimentos funcionais?
Temos hoje um consumidor mais consciente, que valoriza o envelhecimento com saúde e a qualidade de vida. Ou seja, as pessoas estão percebendo cada vez mais a ligação entre saúde e nutrição. Por isso, o mercado de alimentos funcionais vem mostrando um crescimento gradativo nos últimos anos, correspondendo atualmente a 5-7% do mercado mundial.

Fonte:  ANutricionista.Com